ALUNOS DO SESI DA ESCADA REPRESENTAM O NORDESTE NA FASE NACIONAL DO TORNEIO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA

Equipe da Zona da Mata está entre as melhores do Brasil e disputa com outras 84 equipes uma vaga na etapa mundial que será no Estados Unidos e Europa, no meio do ano.

Os alunos do Sesi Escada serão uma das seis equipes pernambucanas que vão representar o Nordeste na fase nacional do Torneio Internacional de Robótica First Lego League (FLL), que começou nesta sexta-feira, às 13h, e segue até domingo (18), às 17h, em Curitiba. Além dessa equipe da Zona da Mata, a Rede Sesi/PE de Educação demonstrou sua hegemonia e conseguiu classificar mais três equipes para a etapa brasileira, os times do Ibura, Vasco da Gama e Paulista. Outros dois grupos selecionados foram dos Erem Alberto Augusto de Morais Prandines, da Ilha de Itamaracá, e do Porto Digital. Todos os seis embarcaram nesta sexta-feira pela manhã para o campeonato onde disputarão com outros 79 grupos as 10 vagas para o estágio mundial do evento, que será nos Estados Unidos, Hungria e Estônia, na Europa, no meio do ano.

O time do Sesi Escada é um forte candidato a passar para próxima fase, pois na primeira vez que participou do campeonato na fase regional, conseguiu se destacar a ponto de ser eleito como estrela iniciante pelo júri. No ano passado, conquistou o segundo lugar geral da etapa Nordeste, o que garantiu a classificação para fase nacional, e foi o grande campeão das finais do desafio do robô. “É gratificante observar a evolução de nossos alunos. Acreditamos que conseguiremos fazer uma boa campanha e trazer mais títulos para o Estado”, afirma o gerente do Sesi Escada, Kennedy Leite.

Equipe Unity – SESI da Escada no embarque para Curitiba

Outra equipe favorita é a New Atom, do Sesi Ibura, bi-campeã da etapa regional, que aconteceu em novembro, pretende repetir, no Paraná, o mesmo feito da temporada passada, em que foi selecionada para representar o Brasil no estágio internacional da competição, na Dinamarca, pelo projeto de pesquisa com tubarões e o desempenho de seu robô. Este ano, o projeto trata como reutilizar a água gerada pelo ar-condicionado para irrigar horta e outros objetivos.

FUNCIONAMENTO – Nos três dias da competição, os 850 jovens terão a oportunidade de apresentar o projeto de pesquisa e o robô desenvolvidos para responder à questão proposta nesta temporada 2017/2018: hydro dynamics (o ciclo humano da água, como melhorar a forma como as pessoas encontram, transportam, usam ou descartam a água). Além disso, serão avaliados quanto ao Design do robô, onde a equipe planeja, projeta e constrói o robô com peças Lego; Core Values, onde são avaliados valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo e o Desafio do Robô, quando os robôs devem cumprir com eficácia missões na mesa da competição em três partidas de 2 minutos e 30 segundos.

O objetivo do Torneio é desenvolver nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia como facilitadores para o aprendizado e progresso da sociedade humana. “Outro benefício da competição, é oportunizar o protagonismo juvenil, ao estimular neles a busca de soluções inovadoras para problemas reais, o que contribui para a formação da futura mão de obra da indústria”, afirma o superintendente do Sesi/PE, Nilo Simões.

DIMENSÃO – No Brasil, o torneio começou com as etapas regionais que ocorreram em 11 estados e o distrito federal, envolvendo 5 mil jovens. Foram selecionadas as 85 melhores equipes para o estágio nacional, ao mesmo tempo em que as seletivas acontecem em mais de 80 países, onde participam uma média de 230 mil jovens e adolescentes de 9 a 16 anos. Por isso, o FLL é considerado um dos maiores torneios de robótica mundiais focados em jovens.

TEMÁTICA – Na temporada atual – Hydro dynamics – o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água. As pesquisas e soluções abordam temas desde como encontrar, transportar, usar ou descartar o líquido. Até o ano de 2030, a população mundial alcançará 8,3 bilhões de pessoas e a demanda por água crescerá em 30% no mesmo período. Além disso, estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas de grave escassez hídrica até o ano de 2025.

FASE NACIONAL DO TORNEIO INTERNACIONAL DE ROBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
Quando: 16 a 18 de março
Onde: Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico (Curitiba)
Horário de visitação:
16/03 – sexta-feira / cerimônia de abertura (13h)
17/03 – sábado (9h às 18h)
18/03 – domingo (9h às 17h)
ENTRADA GRATUITA

EQUIPES PERNAMBUCANAS QUE VÃO PARTICIPAR DA FASE NACIONAL:
1º lugar: Equipe New Atom, do SESI Ibura (Recife/PE)
2º lugar: Equipe Unity, do SESI Escada (Escada/PE)
3º lugar: Equipe Waters, da EREM Alberto Augusto de Morais Pradines (Ilha de Itamaracá/PE)
4º lugar: Legomito, do SESI Paulista (Paulista/PE)
5º lugar: Lego Bulls, da EREM Porto Digital (Recife/PE)
6º lugar: Cangaceiros da Robótica, do SESI Vasco da Gama (Recife/PE)

Com informações da Assessoria

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *