Escada, 140 anos de História! O que comemorar? – Coluna Cidadania .Com

Pinterest
Quem faz aniversário não é um mapa, uma localização geográfica, SÃO AS PESSOAS DO LUGAR!

Em EDUCAÇÃO
Segundo o IDEB (Índice que mede o que nós temos de conhecimento acumulado em Português e Matemática), nós estamos pelo meio do caminho. A nota minima exigida é 6, estamos mais ou menos com 3,6. Triunfo, cidade de 15 mil habitantes no sertão do Pajeú, tem 4,5. Portanto, temos uma longa jornada pela frente…

Em SAÚDE, SANEAMENTO e ÁGUA TRATADA
Fazemos parte do grupo dos municípios da zona da mata, que só tem 1% de esgoto tratado. Segundo a Organização Mundial de Saúde, água poluída e exposta, é a maior causa de transmissão de doenças vírus e bactérias.
Sobre a água potável, aprende-se na escola que deve ser sem cor (incolor), sem cheiro (inodora) e sem sabor (insípida). O líquido servido pela empresa vinculada ao governo do estado, conhecida como COMPESA, apresenta cor de lama, cheiro ruim e sabor indescritível.
O grande Rio Ipojuca( que saudade!), que corta parte do agreste, zona da mata e deságua no atlântico, está entre os três rios mais poluidos do Brasil. É de fazer chorar…! É muita maldade… O sistema de tratamento de esgoto alardeado para ajudar na despoluição do nosso querido Ipojuca, e até iniciado, também ficou pelo meio… Sacanagem com nossa gente, com nossa natureza!

Na CULTURA
Na terra onde morou Tobias Barreto(que falava e escrevia em alemão), que nasceu Cícero Dias, terra que adotou o famoso cordelista J. Borges por um tempo, que tem Mariinha Leão, Minduca, Dedo, que escreveu Brasil com “Z” e foi parar num livro da editora FTD, terra de Nuncita, Lula Ribeiro que denunciou a exploração do homem do campo através da arte. Escada de tantos músicos como Anísio, Tom, poetas e escritores anônimos, artesãos… Nesta terra “onde tudo que se planta dá”, tantos jovens perdidos, lançados na desesperança por desconhecerem nosso imenso patrimônio.

No ESPORTE e LAZER
Quantos desportistas em tantas modalidades não poderiam surgir, se nossas praças e quadras e o incentivo necessário do poder público se fizesse presente. Quantas vidas não estaríamos salvando, resgatando do vício, do tráfico e até da morte. A prática de esporte e o lazer, são promotores da vida e da saúde.

Nesta terra, AUDAZ(que tem audácia; atrevida; destemida) e ALVISSAREIRA (que anuncia boas novas), O QUE COMEMORAR?

Os Blogs Parceiros e Colunistas do Portal Tirandoonda são formados por autores convidados. Todas as publicações são de inteira responsabilidade de seus autores, da mesma forma que os comentários feitos pelos internautas.

Comentários do Facebook

Pinterest
4 respostas
  1. Roberval Oliveira
    Roberval Oliveira says:

    As pessoas que lêem noticias na internet detem mais conhecimento que as outras, elas não mais inteligentes, apenas ficam mais esclarecidas, é bastante visivel a intecionalidade das pessoas que publicam materias como essa, pois é notável a insatisfação e a vontade de denegrir e a atual gestão municipal em Escada. Duante 8 anos da Gestão passada (Jandelson Gouveira) Escada teve o que comemorare as pessoas permaneceram omissas aos questionamentos e insatisfação, fecharam os olhos para os abusos, desmandos e fraudes como exemplo do concurso público. Agora após a mudança na gestão e após 5 meses de mandato vêem aqui publicar que Escada não tem o que comemorar. Não subestime a inteligência das pessoas ao tentar persuadir o povo que buscar nos meios eletronicos informações para anpliar seus conhecimentos e se manterem informados. Obrigado.

    Responder
    • cezar alexandre
      cezar alexandre says:

      Ótima explanação Roberval Oliveira, pois como você já frisou, se todos aqueles que emitem notas nas redes sociais tivessem feito isso com o mesmo afinco durante os oito anos anteriores estaríamos numa cidade bem melhor em relação a saneamento, educação, segurança, infra-estrutura e outros.

      Responder
  2. Luís Carlos Silva Lins
    Luís Carlos Silva Lins says:

    Caros leitores e comentaristas, observem que faço ou tento fazer, um balanço histórico de nossas deficiências, portanto, não responsabilizo nenhum gestor em especial. Se bem que, a atual gestão vai ter que dar respostas concretas para muitos desses problemas. Foi pra isso que apostaram na mudança.

    Obrigado pela atenção e forte abraço!

    Luís Carlos Silva Lins

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *