IV Intercâmbio Cultural entre as cidades de Escada (PE) e Tobias Barreto (SE)

Pinterest

Na última sexta-feira (29/07) Escada recebeu a visita da comitiva sergipana da cidade de Tobias Barreto formada por alunos, professores e funcionários da Prefeitura Municipal. O IV Intercâmbio Cultural acontece nesta cidade (T.B.) através da Semana Cultural quando alunos de escolas públicas e municipais participam de uma gincana onde seus conhecimentos são testados em praça pública, sobre a vida e obra de Tobias Barreto de Menezes (1839-1889), jurista, filósofo e escritor que residiu em Escada entre 1871 a 1881. Como premiação, a Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, tendo à frente o Sr. Josenilson Bispo dos Santos, premiam os ganhadores com uma viagem as cidades de Escada e Recife, locais entes onde o jurista residiu e aflorou intelectualmente tanto na jurisdição e literatura quanto na produção de jornais.

tobiaticos3

A comitiva visitou a casa-grande do engenho Preferência do Dr. Fausto Falcão Pontual e de D.ª Marcina Pereira Pontual na cidade de Primavera, sendo recebidos fidalgamente com muitas histórias e uma mesa elegantemente preparada para tal momento com a doçaria produzida no próprio engenho. Em Escada, a comitiva visitou também a Academia Escadense de Letras, “Casa Tobias Barreto”, o Espaço Cultural Museu Cícero Dias que homenageia o ilustre sergipano com a “Biblioteca de Apoio Tobias Barreto de Menezes” instalada no próprio Museu e a Rua da Matriz onde o mesmo residiu. Na ocasião, a Sociedade de Preservação Histórica e Cultural da Escada, a “Sociedade Cultural Escadense” presenteou o Secretário de Cultura, Juventude e Turismo daquela cidade com o título “Honoris Causa” pela realização deste Intercâmbio Cultural que movimenta a cultura destas duas cidades nordestinas. Além do Secretário, o casal Pontual recebeu também, a mesma menção honorífica pela preservação do patrimônio material e imaterial do engenho Preferência. Nesta mesma noite, o Diretor do Museu Cícero Dias, Marcos Pereira, recebeu da Prefeitura Municipal de Tobias Barreto o troféu Honra ao Mérito Cultural Tobias Barreto de Menezes pelos relevantes serviços prestados à cultura escadense.

tobiaticos1

Grupo Tobiáticos apresentou e contou fatos sobre a vida de Tobias Barreto como a fundação da Biblioteca e a realização da Miss Escada no ano de 1929

Para celebrar os quatro anos de parceria entre estas duas cidades, a Sociedade Cultural Escadense apresentou o grupo Tobiáticos formado por membros participantes desta mesma entidade cultural. A apresentação ocorreu na Rua da Matriz e trouxe como pano de fundo o ano de 1929 em Escada, quando foi fundada a Biblioteca Tobias Barreto e realizou-se a escolha da Miss Escada. O grupo teatral além de contar principais fatos sobre a vida de Tobias Barreto, declamou poemas tanto de Tobias Barreto quanto do seu neto, o Tobias Barreto Neto, baseando-se em casos ocorridos no próprio município no século XIX, quando o mesmo residia na cidade. Tobias Barreto foi casado com a escadense Grata Mafalda dos Santos, filha do senhor de engenho João Félix dos Santos e aparentada do pintor escadense Cícero Dias. Entre os filhos do casal, destacamos os escadenses João Barreto de Menezes e Francisco Barreto de Menezes, dois vultos da poesia e da política nordestina.

Informações: ASCOM SPHCE

Comentários do Facebook

Pinterest
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *