Será que colocar um prego na panela combate à anemia?

Pinterest

É comum encontrarmos as culturas de “receitas e prevenções da vovó”, métodos de combate e prevenções de diversas doenças. Um método bastante peculiar é o uso de pregos dentro das panelas para “combater a anemia”. É certo de que o ferro é um componente importante para o corpo, pois é fundamental no transporte de oxigênio, além da síntese hematopoietica (fabricação de sangue).

Há duas formas em que o ferro aparece nos alimentos: a forma heme, que é derivada da hemoglobina e é encontrada em alimentos de origem animal (carnes, por exemplo) e a forma não-heme, encontrada em animais de origem vegetal. Estudos mostram que a forma “heme” é melhor absorvida pelo organismo, ao contrário da não-heme.

peixe3

Peixe de Ferro utilizado para cozinhar alimentos

Além do ferro em pregos ser considerado de “má absorção” (não-heme), o prego usual possui muitos compostos químicos pesados e letais para saúde, além da grande possibilidade do prego estar infectado por vírus e bactérias. Portanto, de acordo muitos nutricionistas, nada mais é que uma “lenda da vovó”. Segundo o professor de Biologia do Nerds, Elianderson Melo: “Para uma boa absorção de ferro, é importante o consumo de carnes.” O próprio feijão possui um bom nível de ferro, porém seu efeito é maior quando acompanhado de Vitamina C “Um suquinho de laranja com uma boa feijoada ajuda muito”, afirma.

Para tratar a anemia, deve-se procurar um médico, pois as causas dessa patologia tem diversas causas e diagnósticos.

Portanto, muito cuidado com a receita da vovó. Muitas vezes ela pode não ser tão digerível assim.

Comentários do Facebook

Pinterest
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *