TRADIÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS – COLUNA FRONTSTAGE

Pinterest

Fala Galera !

Tudo bem com vocês ? Espero que sim e vamos dar continuidade ao nosso encontro semanal falando hoje de uma das grandes tradições das festas juninas no Estado de Sergipe, quem nunca viu ou já ouviu falar da Guerra de Busca pé e do barco de fogo da cidade Estância? Algumas vezes já apareceu até como matéria no Programa Pânico. Também vamos conhecer um pouco da História do Bacamarte no agreste pernambucano !

Barco de Fogo:

buscape1

O barco de fogo é uma alegoria pirotécnica ligada aos festejos juninos que só acontece na cidade de Estância, e é uma das manifestações culturais mais significativas do Estado de Sergipe e suas primeiras citações datam o ano de 1907, totalizando 106 anos de existência.

Guerra de Buscapé:

buscape2

A pólvora, descoberta por acaso na China há mais de dois mil anos. Até hoje ela é usada como receita indispensável nas festas nordestinas. Estância, em Sergipe, é a capital do buscapé e da espada de São João.
“O buscapé explode no final e a espada, não”, explica o fabricante de fogos Adeílson da Conceição. Espada e buscapé, na verdade, são armas pirotécnicas fabricadas para a guerra dos fogos. A linha de montagem é artesanal. No oco do bambu. Uma brincadeira um tanto perigosa que muitas das vezes A coragem de muitos desses aventureiros acaba no hospital.

Bacamarteiros:

bacamartes

Os bacamarteiros do agreste pernambucano preservam uma tradição que já passa de um século. Na frente da tropa, mulheres pedem proteção, puxando o bendito. Mas é em ritmo de forró que começa o treinamento. Cantando e dançando, os guerreiros se preparam para as batalhas. Assim como a sanfona, o bacamarte é também uma paixão. Parece um rifle, mas, na verdade, é uma espingarda que não leva chumbo.

São João do Recife:

E nesta semana também foi lançada a programação do São João do Recife que em 2016, o forró acontece de 16 de junho a 02 de julho com 41 festas e trazendo centenas de atrações. A programação será dividida basicamente dois polos principais: o Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, e o Pátio de São Pedro, no centro da cidade.

Os artistas confirmados desta edição  prioritariamente regionais, incluindo Santanna, Maciel Melo e Nando Cordel.  Além dos shows, concurso de quadrilhas, barracas com comidas típicas e o espetáculo Sonho de menino, Domiguinhos Tocador – apresentado no Sítio da Trindade nos dias 19 e 23 de junho – prometem animar o público.

A festa junina terá como homenageados. Esse ano Santanna, o Cantador, e Dona Glorinha do Coco foram os escolhidos.

Confira aqui no Portal Tirandoonda, a programação completa do São João do Recife e também de outras cidade como em Caruaru e Campina Grande.

Agenda da Semana

E neste fim de semana já vamos ter no São João do Recife as seguintes atrações:

ARRAIAL DO SÍTIO – SALA DE REBOCO

Sexta-Feira – 17/06

– Ronaldo do Acordeon
– Trio Mandacaru

Sábado – 18/06

– Trio Cultural
– Assisão

Domingo – 19/06

– Trio de Forró Corisco do Sertão
– Afarinhada

E neste fim de semana teremos no São João de Caruaru:

Sexta-feira – 17/06

– Marcus Lessa
– Flávio José
– Danilo Botrel
– Gabriel Diniz

Sábado – 18/06

– Aviões do Forró
– Gilvan Neves
– Geraldinho Lins
– Iohannes

Domingo – 19/06

– Renilda Cardoso
– Limão com Mel
– Luan Estilizado

Ben pessoal por hoje é só espero que tenham gostado e até a próxima.
Ah e se vocês quiserem que eu traga uma tradição junina vocês podem mandar lá no meu Twitter que é o @zefernandes18 ou podem mandar no Snapchat zefernandesnf estarei aguardando as dicas de vocês.

E recomendo vocês entrarem em contato com os amigos da Camisaria Seu João MensWear os caras tão cheios de novidades para esse São João entrem em contato e Confiram !

Contatos:
Whatsapp: (81) 9 9922-9383
Email: joaopaulorbn@gmail.com

Comentários do Facebook

Pinterest
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *